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O fluido de travão em veículos de passageiros é parte do sistema de travagem hidráulico. Transfere a força do condutor sobre o pedal do travão para os respetivos cilindros de travão da roda dos travões de tambor ou pistões de travão dos travões de disco.

A força de travagem aplicada pelo condutor é aumentada através do servo-freio e transferida para o fluido de travão através de um pistão. O sistema de travões transmite a força de compressão do fluido de travão para as rodas respetivas. Aí, é transformado num movimento que empurra os respetivos elementos (calços de travão ou pastilhas) para o disco de travão ou tambor de travão.

Devido ao aumento de pressão repentina, há um aumento de temperatura no fluido de travão sem o fornecimento de calor externo. Baseado neste aumento físico da temperatura, o ponto de ebulição do líquido é alcançado muito rapidamente. Consequentemente, formam-se bolhas de vapor dentro do sistema de tubulação. Em contraste aos líquidos esses volumes gasosos são compressíveis. Por causa de e devido a este efeito, o sistema de travagem hidráulico completo falhará imediatamente! A fim de evitar que isso ocorra, o fluido de travão é sujeito a rigorosos requisitos legais. O departamento americano de transportes (Department of Transportation - DOT) sustentou especificações que especialmente tem conta o perigoso "ponto de ebulição húmido". Os fluidos de travão possuem a característica de ser higroscópico - ou seja, extraem água do ar ambiente e enriquecem-na ainda mais, tendo como resultado uma temperatura de ebulição continuamente decrescente. Para garantir um efeito ideal de travagem, tal como em automóveis desportivos como o Mitsubishi EVO, é necessário trocar o fluido de travão pelo menos a cada três anos, porque atrai líquidos do ambiente não só através do orifício de ventilação no tanque de compressão, mas também principalmente através das mangueiras de travão.

Ao trocar o fluido é essencial garantir que o fluido de travão altamente tóxico e extremamente agressivo não humedeça qualquer uma das partes do chassi nem as jantes. Pode encomendar os líquidos apropriados da nossa loja online. É importante ter em mente que os vários fabricantes estabelecem diferentes requisitos para o fluido de travão (DOT1, DOT2, DOT3) ou regulamentam o uso dos seus próprios fluidos de travão (VW, por exemplo).

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