Os sistemas de combustível são concebidos para armazenar e limpar o combustível e fornecê-lo ao motor do veículo. O seu bom funcionamento afeta a capacidade do automóvel para se movimentar em geral e o consumo de combustível, o desempenho do veículo e a potência do motor em particular. O sistema inclui um reservatório, onde é armazenado o combustível, uma bomba para fazer fluir o combustível, uma conduta, injetores e, em muitos veículos a gasóleo, um carril de combustível.
Características distintivas dos diferentes tipos de sistemas de combustível
Os sistemas de combustível diferem em função do tipo de motor. Os motores a gasolina estão equipados com um sistema de injeção de ponto único, injeção multiponto ou injeção direta.
Nos sistemas de combustível com um sistema de injeção de ponto único, o combustível é fornecido através de um injetor no coletor de admissão. Este tipo é simples e fiável, mas atualmente não é muito comum. Os sistemas de injeção multiponto fornecem combustível a cada cilindro com um injetor separado. A mistura ar-combustível é criada no coletor de admissão. Atualmente, estes são os mais comuns. Estes têm baixo consumo de combustível, são ecológicos e não são sensíveis à qualidade do combustível. A injeção direta fornece o combustível diretamente para cada cilindro do motor. Este design permite um ajuste muito preciso da relação ar-combustível em todos os modos de funcionamento do motor, aumentando assim a potência do motor, garantindo o seu elevado desempenho e reduzindo o consumo de combustível. No entanto, é obrigatório para estes sistemas um combustível de alta qualidade.
Nos veículos a gasóleo, o combustível pode ser fornecido com a ajuda de uma bomba de injeção de combustível, de um injetor unitário ou de um sistema Common Rail. Os sistemas com bombas de injeção de combustível são cada vez menos comuns e encontram-se, na sua maioria, em automóveis antigos e veículos comerciais. Estes são bastante fiáveis e não sensíveis à qualidade do combustível, mas consomem-no em grandes quantidades. Os injetores unitários são acionados pela árvore de cames e, por isso, desgastam-se muito rapidamente. O sistema de combustível Common Rail assegura uma elevada potência com baixo consumo de combustível e um funcionamento suave e silencioso do motor. No entanto, é sensível à qualidade do combustível e dispendioso de manter.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Substitua o filtro de combustível dentro do prazo. Na maioria dos automóveis, recomenda-se a sua substituição a cada 20 000 a 30 000 km. Poderá ser necessário substituir um componente mais cedo, devido à utilização de combustível de má qualidade, à acumulação de sujidade no depósito ou se tiver entrado água no combustível. Os sinais de mau funcionamento incluem o aumento do consumo de combustível, solavancos ao conduzir em subidas, redução da potência, falha de ignição do motor ou paragem do motor ao ralenti.
- Tente manter o seu depósito de combustível pelo menos meio cheio, especialmente no inverno. Devido à formação de condensação, a água pode acumular-se no fundo do depósito. Quando exposta a baixas temperaturas, a água congela. O gelo pode entrar na bomba de combustível, provocando o seu sobreaquecimento. Um indicador especial no painel de instrumentos irá ajudá-lo a monitorizar o nível de combustível.
- As fugas de combustível têm de ser eliminadas imediatamente, uma vez que podem causar um incêndio no veículo. É fácil distinguir as poças de gasolina de outros líquidos, uma vez que são multicoloridas.
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