A transmissão permite ao condutor mudar o modo, a velocidade e a direção do movimento do automóvel, utilizando a potência do motor da forma mais eficiente possível. Com a ajuda desta unidade, é possível ajustar o torque recebido do motor, aumentando ou diminuindo-o, em função das condições de condução.
Características distintivas dos diferentes tipos de transmissões
As caixas de velocidades manuais surgiram no início da indústria automóvel, mas continuam a ser populares ainda hoje. As mesmas são relativamente baratas, são notáveis pela sua elevada fiabilidade e são excelentes para uma condução desportiva, pois permitem ao condutor controlar a situação com precisão. No entanto, são menos confortáveis de utilizar, especialmente para os condutores iniciantes.
As transmissões semiautomáticas são versões avançadas das transmissões manuais. Estas têm um design semelhante, mas o desengate da embraiagem e as mudanças de velocidades são automatizadas nas mesmas. Caracterizam-se pela relação custo-eficácia, são bastante fiáveis e ajudam a melhorar o desempenho do veículo.
As transmissões continuamente variáveis são de tipo contínuo. Permitem ao veículo demonstrar o seu melhor desempenho dinâmico, melhorar a economia de combustível e permitir que o motor funcione com cargas moderadas, mas são inadequadas para transmitir torques elevados. Além disso, são menos fiáveis em comparação com outros tipos de transmissão.
As transmissões automáticas consistem num conversor de torque hidráulico e num conjunto de engrenagens planetárias. Caracterizam-se pela sua fiabilidade e simplicidade de utilização, mas fazem com que o automóvel consuma bastante combustível e demonstre uma aceleração moderada.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Substitua o fluido de transmissão dentro do prazo. Em média, isto tem de ser feito a cada 60 000 km, mas é melhor consultar os intervalos exatos de substituição na documentação técnica do seu veículo. A inobservância dos intervalos de substituição conduz ao desgaste prematuro dos componentes. Entre os sinais que indicam a necessidade de substituir o fluido estão a sua formação de espuma, mudança de cor, turvação e um forte cheiro a queimado. A transmissão automática começa a deslizar. Ao acelerar, pode reparar que o motor perde a sua potência durante algum tempo.
- Ao conduzir, tente não descansar a mão sobre a alavanca de mudanças. Isto resulta numa folga excessiva entre os componentes do mecanismo da alavanca de velocidades. Devido a isso, a marcha livre da alavanca de mudanças aumenta e pode ser difícil engatar uma determinada mudança.
- Apenas engrene as mudanças com o pedal da embraiagem completamente pressionado. Caso contrário, a transmissão fica exposta a cargas elevadas e pode desgastar-se prematuramente. O garfo, as mangas dos sincronizadores e os anéis de bloqueio deterioram-se. As engrenagens começam a deslizar. Ao engrenar as mudanças de velocidades, pode ouvir sons anormais.
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