As correias, correntes e polias são os elementos-chave da transmissão de válvulas e acessórios de motor. A sua principal tarefa é sincronizar a rotação do eixo da manivela e da cambota e também transferir o torque para a bomba de água, bomba de óleo, compressor AC, bomba de direção assistida, alternador e outros conjuntos.
Características distintivas dos diferentes tipos de componentes
Os principais tipos de correias utilizadas num automóvel são a dentada e a serpentina. As correias dentadas são utilizadas na transmissão temporizada e caracterizam-se pela sua durabilidade, funcionamento silencioso e transmissão eficiente do torque. Em média, duram 80 000 a 100 000 km. As correias serpentinas são utilizadas para acionar componentes auxiliares do motor. Caracterizam-se pela sua versatilidade. Podem ser dobradas em qualquer direção, funcionam a uma velocidade bastante elevada e garantem uma aderência segura nas polias. As mesmas têm de ser substituídas a cada 50 000 a 60 000 km.
As correntes são unidades de sincronização. Podem ser de rolo ou de ligação. Em comparação com as correias, são mais duráveis: servem durante 150 000 a 200 000 km. Estas são resistentes às mudanças de temperatura e ao sobreaquecimento, e são capazes de suportar cargas elevadas. Contudo, são pesadas, caras e barulhentas. Além disso, são difíceis de substituir.
Existem dois tipos de polias: os roletes e os tensores. Consistem num rolamento e uma roldana com uma superfície dentada ou lisa, ou por vezes com nervuras. A sua vida útil é determinada pela vida útil das correias, uma vez que todos os componentes de transmissão têm de ser substituídos ao mesmo tempo.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Apenas pessoas qualificadas devem instalar os componentes. Se, por exemplo, as polias estiverem desalinhadas, os dentes da correia de distribuição podem romper. Por vezes, os bordos da peça desgastam-se. Os danos podem ser vistos na avaliação. Se os componentes estiverem excessivamente apertados, o material entre os dentes é danificado, consequentemente aparecem fissuras visíveis sobre o mesmo. Se apertar demasiado uma polia ou utilizar uma chave de fendas ou qualquer outro objeto cortante para fazer girar uma polia, o cabo pode ficar rasgado. Isto é acompanhado por um som alto característico e resulta na paragem do motor e na danificação da válvula.
- Verifique regularmente as vedações de óleo e substitua-as, se necessário. As fugas de óleo são perigosas para as correia de transmissão. O óleo nos componentes provoca o deslizamento das correias das serpentinas e o salto das correias dentadas. No primeiro caso, pode ouvir um som característico de assobio vindo de debaixo da tampa do motor. O desempenho do alternador pode ser significativamente prejudicado. No segundo caso, o motor não funciona de forma estável, estagna, perde potência e, por vezes, nem sequer arranca.
- Substitua o óleo dentro do prazo. Caso contrário, as linhas tensoras hidráulicas podem ficar entupidas. Isto também causa a perda de tensão na correia de transmissão e pode fazer com que a correia arranque e salte. Como resultado disso, o motor começa a desligar-se sozinho ou a funcionar mais alto do que o habitual. Podem ser ouvidos sons estranhos vindos do compartimento do motor. A corrente de sincronização também é sensível à qualidade do lubrificante. Se este último estiver contaminado, o componente irá desgastar-se mais rapidamente.
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