O engate de reboque de automóvel é um dispositivo concebido para rebocar reboques ou outros veículos. Por norma, não é um equipamento instalado de fábrica, mas é montado pelo condutor, se necessário.
Características distintivas dos diferentes tipos de engates de reboque
Atualmente, normalmente os automóveis de passageiros são equipados com engates de reboques feitos sob a forma de gancho com bola. O gancho é montado no veículo, e o engate do reboque tem uma cabeça de engate. Este mecanismo pode suportar não só as cargas horizontais exercidas durante a aceleração e redução, mas também as verticais que ocorrem quando se utiliza um reboque de duas rodas.
O gancho pode ser soldado ao engate do reboque, aparafusado, ou fixado com a ajuda de um mecanismo de libertação rápida. A conexão soldada é uma opção mais durável, mas não muito conveniente, pois não pode ser removida. A aparafusada necessita de manutenção regular. No entanto, é fácil substituir uma fixação danificada ou remover o dispositivo quando não está a ser utilizado. O mecanismo de aperto rápido é o mais cómodo de utilizar, uma vez que pode remover o gancho num minuto.
Os engates de reboque também estão equipados com tomadas elétricas para alimentar o equipamento. Existem tomadas de 7 pinos e 13 pinos. Estas últimas são preferíveis, pois permitem alimentar mais dispositivos.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Verifique regularmente o engate das bolas para verificar se estão gastas. Ao fazer isto, meça o seu diâmetro com um compasso de roda. Mesmo um desvio de 1 mm em relação ao valor padrão pode causar um acidente. As bolas da maioria dos engates de reboque têm 50 mm de diâmetro. Para testar o seu desgaste, tente balançar o engate de reboque montado. A folga percetível é um sinal de que tanto a bola, como a cabeça de engate estão gastas.
- Utilize uma tampa de bola. Se o seu automóvel estiver equipado com um gancho não removível, coloque uma tampa especial na sua bola. A mesma irá proteger o componente da humidade e sujidade. As manchas de corrosão, se existirem, podem ser vistas na verificação.
- Lubrifique regularmente os elementos do dispositivo de reboque, utilizando, por exemplo, uma massa lubrificante grafítica. A mesma é boa para proteger os componentes de desgaste do acoplamento. Os sons de rangidos que aparecem quando se conduz com um reboque carregado indicam uma lubrificação insuficiente.
- A cada 1000 km deve verificar os parafusos e apertá-los, se necessário. Utilize uma chave dinamométrica para o efeito. Os sinais dos parafusos soltos são ruídos anormais durante a condução ou uma folga, que aparece quando se tenta abanar o conjunto.
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