Os filtros de automóvel servem para limpar os meios de trabalho de vários sistemas de contaminantes, gases nocivos ou água. Destinam-se principalmente a prolongar a vida útil dos componentes dos sistemas em que são utilizados. Os mesmos são classificados como consumíveis e têm de ser substituídos regularmente.
Características distintivas dos diferentes tipos de filtros
Os filtros de ar pertencem ao sistema de admissão. Estes limpam o ar fornecido ao motor. Na maioria das vezes são feitos de papel plissado com impregnação especial. Atuam como uma barreira: partículas maiores do que os poros dos filtros assentam na sua superfície. Os filtros de ar têm de ser substituídos a cada 10 000 a 15 000 km.
Os óleos limpam o lubrificante dos produtos de desgaste do motor e da bomba de óleo, das partículas de fuligem e também dos contaminantes, que entram em contacto com o ar e o combustível. Podem ter uma carcaça de metal ou plástico. O seu elemento filtrante pode ser feito de papel, feltro ou espuma. Os mesmos têm de ser substituídos em média a cada 7 000 10 000 km.
A tarefa dos filtros de combustível é limpar o combustível de produtos de corrosão, partículas metálicas, e assim proteger o sistema de combustível de entupimento. Também removem a água do combustível. Recomenda-se a sua substituição a cada 10 000 a 15 000 km em veículos a gasóleo ou a cada 20 000 a 30 000 km em veículos a gasolina.
Os filtros do habitáculo são responsáveis pela qualidade do ar que o condutor e os passageiros respiram. Estes filtros retêm poeira e, por vezes, gases nocivos, e também podem ter propriedades antibacterianas. Têm de ser substituídos a cada 10 000 a 15 000 km.
Os sistemas de ar condicionado estão equipados com filtros de secagem destinados a absorver a água, que entra no sistema, protegendo assim os seus componentes contra a corrosão e a formação de gelo.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Substitua os seus fluidos de serviço atempadamente. Contaminantes acumulados, lama e partículas de fuligem entopem o elemento filtrante e este deixa de ser capaz de desempenhar as suas funções. Isto reduz a eficiência de todo o sistema, no qual o componente é utilizado. Por exemplo, o filtro de ar entupido pode causar perda de potência do motor e prejudicar o desempenho do veículo.
- Remova atempadamente as avarias dos sistemas do seu automóvel. Por exemplo, um sistema de ventilação com defeitos no cárter pode causar o entupimento do elemento filtrante do sistema de admissão com óleo. Os sintomas indiretos da avaria são as dificuldades no arranque de um motor aquecido, no seu ralenti, na redução da potência e no aumento do consumo de combustível.
- Quando conduzir em estradas sujas ou em engarrafamentos de trânsito, ligue o modo de recirculação. Caso contrário, o seu filtro do habitáculo ficará obstruído prematuramente. Sinais comuns de que está na altura de o substituir são os vidros embaciados, o mau cheiro no habitáculo e a eficiência reduzida do ventilador.
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