O sistema do limpa-para-brisas é utilizado para remover a sujidade e humidade da superfície do para-brisas e, em alguns veículos, também do vidro traseiro. A sua principal tarefa é proporcionar ao condutor uma boa visibilidade em condições de mau tempo. Além disso, permite lavar a sujidade dos vidros sem sair do automóvel.
Características distintivas dos diferentes sistemas de limpa-para-brisas
Os sistemas limpa-para-brisas instalados em veículos podem ter designs diferentes. Normalmente, são constituídos por dois subsistemas: limpa-para-brisas e uma arruela. Em alguns veículos, os limpa-para-brisas não são apenas utilizados para a limpeza dos vidros, mas também dos faróis.
Em alguns veículos, só pode ser limpo o para-brisas, noutros, tanto o para-brisas, como o vidro traseiro.
Estes sistemas também diferem na forma como são controlados. Alguns veículos possuem controlo manual dos limpa-para-brisas e arruela, enquanto em outros são acionados por um sensor de chuva.
Algumas das principais diferenças entre os sistemas de limpa-para-brisas estão no tipo de escovas de limpa-para-brisas. Estas podem ser convencionais, planas ou híbridas.As convencionais têm um design clássico, e são baratas e versáteis. As escovas planas garantem a limpeza mais completa, mas precisam de corresponder aos requisitos do modelo de veículo específico. As escovas híbridas combinam versatilidade e eficiência. Contudo, são bastante dispendiosas.
Os reservatórios da arruela e das escovas do limpa-para-brisas podem ser aquecidos, o que é especialmente importante durante o inverno.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Certifique-se sempre de que há líquido suficiente no tanque do limpa-para-brisas. Os limpa-para-brisas podem causar arranhões, caso se movam no vidro seco.
- Lave ocasionalmente as escovas do limpa-para-brisas com água. Por vezes, podem acumular-se pedrinhas nas ranhuras da borracha, o que pode levar a que o vidro seja arranhado, devido à abrasão.
- Recomenda-se a lubrificação regular das articulações esféricas, devido à exposição à sujidade e humidade, estas são propensas à corrosão. Por exemplo, pode utilizar o spray WD-40 como lubrificante. A corrosão provoca o emperramento das articulações esféricas, resultando em movimentos bruscos e ruído das escovas do limpa para-brisas.
- Por norma, o líquido de lavagem do para-brisas não deve ser diluído com água. Os concentrados são a única exceção. No entanto, ao diluir, deve respeitar as proporções especificadas no rótulo pelo fabricante. Caso contrário, a solução pode congelar. É bastante difícil descongelar um sistema de limpa-para-brisas: terá de usar uma garagem aquecida, esperar pelo tempo mais quente ou remover o tanque de expansão para o aquecer e depois lavar a conduta e os bicos com água quente. Irá notar que o fluido congelou, devido à ausência de água quando o sistema é ativado.
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