Um motor transforma a energia da fonte de energia elétrica ou da combustão do combustível em energia mecânica. Isto leva à deslocação de um veículo.
Características diferenciais de vários tipos de motores
Os motores são divididos em 2 grupos básicos, nomeadamente, combustão interna (CI) e elétricos. Estes últimos são caracterizados pela conceção ecológica, funcionamento silencioso e reduzido custo de manutenção. Este mesmo motor pode ser usado de forma independente num veículo elétrico, ou em combinação com um motor CI num veículo híbrido.
Os motores CI têm uma construção complexa, uma vez que precisam de óleo, combustível e líquido de refrigeração para o seu funcionamento. Para prolongar a sua vida útil, é importante realizar uma revisão pelo menos a cada 100 000 quilómetros. Como combustível, essas unidades de energia usam gasolina, diesel, gás natural ou de petróleo liquefeito, ou hidrogénio. Podem ter um carburador ou um sistema de injeção de combustível. O primeiro pode ser visto em motores de baixa potência, caracterizados pela má eficiência de combustível, e não é instalado em automóveis modernos. Este último sistema garante o controlo preciso da injeção e fica entupido com menos frequência.
Funcionamento de um motor CI (de combustão interna) é impossível sem:
- Mecanismo de manivela: pistões, pinos de pistões, bielas, cambota;
- Mecanismo de distribuição: correias de transmissão e correntes, as suas polias e tensores;
- Sistema de refrigeração: uma bomba de água, um radiador, tubos e mangueiras, um termostato e um ventilador;
- Sistema de lubrificação: um filtro de óleo, um reservatório de motor, uma bomba, juntas;
- Sistema de ignição: velas de ignição, bobinas, fios de alta tensão;
- Sensores e medidores: um medidor de massa de fluxo de ar, um sensor lambda, sensores de posição de eixo de cames e cambota, um sensor de temperatura de refrigeração;
- Vedantes e juntas responsáveis pelo aperto das montagens, e muitos outros elementos.
Utilização e substituição: o que é necessário saber
- Previna o sobreaquecimento do motor. A temperatura anormal pode ser um resultado da fuga do líquido de refrigeração, da avaria da bomba de água, ou do radiador vazante. Os sintomas da falha são o baixo nível do líquido de refrigeração no reservatório, o indicador acende no painel de instrumentos, e as manchas do líquido de arrefecimento sob o automóvel.
- Não use combustível com classificação de octanagem inadequada. Isso faz com que o motor tenha batimentos, leva ao desgaste dos elementos do mecanismo de manivela, danificando os pistões. O primeiro sintoma de avaria é o metal estranho de batimento, que é ouvido enquanto o motor está a funcionar.
- Substitua o óleo estritamente de acordo com os intervalos especificados pelo fabricante do automóvel. Use apenas lubrificante de elevada qualidade com características apropriadas. No decorrer do tempo, o óleo perde as suas propriedades e não pode lubrificar corretamente todos os elementos do motor, o que leva ao seu rápido desgaste abrasivo. Além disso, ocorre o sobreaquecimento, o entupimento de canais de óleo, e a rotação dos rolamentos das bielas. Os defeitos serão indicados pelo aumento do consumo de combustível e óleo, o motor instável em execução e o indicador aceso no painel de instrumentos "Verificar motor".
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