Rolamento da roda para carros traseira e dianteira
Jogo de rolamentos de roda traseira e dianteira na nossa loja online
Os rolamentos das rodas são projetados para veículos com rolamentos giratórios e são integrados nos respetivos suportes das rodas e nos eixos frontal e traseiro.
Basicamente, cada rolamento é composto por anel externo e interno e elementos giratórios, os quais podem ser bolas ou rodas. Nos eixos motrizes o anel interno do rolamento está localizado no eixo de articulação da direção, porém o eixo externo é instalado na parte fixa. Os rolamentos de dupla fila com ranhura profunda, assim como os rolamentos com rodas cónicas são utilizados nos eixos dianteiros. Os rolamentos de rodas cónicas, mais caros, são mais silenciosos que os rolamentos com bolas na direção axial. Nos eixos traseiros, habitualmente, são utilizados rolamentos de bolas. Também podem ser parcialmente utilizados rolamentos de bolas de contacto angular.
Vida útilOs componentes individuais de um rolamento podem ser projetados razoavelmente bem para uma determinada vida útil, pois a fadiga do material das ligas de metal utilizadas é conhecida com muita precisão. Nos carros convencionais, no segmento de preços baixos e médios, os rolamentos estão calculados pelo departamento de projeto para uma vida útil de 200 000 quilómetros.
Esta vida útil calculada para os rolamentos também pode ser significativamente reduzida devido a inúmeros fatores externos. Especialmente nos veículos com preços muito acessíveis, onde ‘apenas’ foram instalados rolamentos de baixo custo, estes podem ocasionalmente estar sujeitos a elevadas forças radiais, tais como as que ocorrem durante viragens rápidas, encurtando significativamente o tempo de vida útil do rolamento.
Os toques e solavancos nas rodas, ou a frequente operação do veículo perto da sua capacidade máxima de carga também podem a vida útil. Arrastar um trailer ou caravana pesados, bem como a sobrecarga adicional, sobrecarrega mais o rolamento traseiro. Os rolamentos não requerem manutenção durante o tempo de vida em que são lubrificados.
Sintomas de um defeitoÉ possível reconhecer claramente um rolamento defeituoso devido ao ruído que surge constantemente e que só se escuta quando está a conduzir. Pode ocorrer que um rolamento tenha de ser substituído e o outro, no mesmo eixo, ultrapasse a vida útil restante do veículo. Não é necessário substituir o conjunto do eixo. Pode comprar os rolamentos corretos para o seu carro na nossa loja online.
Mais peças de carros na categoria Suspensão e braços
- Lado de montagem: Eixo traseiro, esquerda, à direita
- Diâmetro interior [mm]: 30
- Diâmetro [mm]: 62
- Largura [mm]: 48
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Altura 1 [mm]: 47,5
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado, com parafusos
- Diâmetro [mm]: 136,5
- Peso [kg]: 3,66
- Diâmetro interior 2 [mm]: 29
- Número de dentes do veio de entrada: 36
- Espessura do disco de travão [mm]: 25
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Altura 1 [mm]: 36
- Artigo complementar / informação complementar 2: com ranhura, com anel de sensor magnético integrado
- Diâmetro [mm]: 82
- Peso [kg]: 0,42
- Diâmetro interior 2 [mm]: 42
- Tipo de recipiente: Caixa
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
- Medida da rosca: M12x1,25
- Diâmetro [mm]: 80,00
- Distância entre os furos de fixação [mm]: 103
- N.º de furos da jante: 5
- Largura 2 [mm]: 40,60
- Diâmetro da flange [mm]: 136
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 25
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 52
- Largura [mm]: 37
- Medida da rosca: M12x1,5
- Dinâmica de travagem/condução: para veículos com ABS
- Diâmetro 2 [mm]: 74
- Distância entre os furos de fixação [mm]: 108
- Largura 2 [mm]: 150, 63,20
- Largura 1 [mm]: 63
- Tipo de recipiente: Caixa
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, Eixo dianteiro, de ambos os lados, Eixo traseiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 40
- Altura [mm]: 39,9
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem anel de sensor do ABS
- Artigo complementar / informação complementar: com material de montagem/fixação
- Diâmetro [mm]: 74
- Modelo de chumaceira: Rolamento de esferas
- Lado de montagem: Eixo traseiro
- Artigo complementar / informação complementar 2: sem anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 39,9
- Diâmetro interior 2 [mm]: 17,5, 29,0
- Largura 2 [mm]: 14,2
- Largura 1 [mm]: 13,9
- Diâmetro exterior 2 [mm]: 50,3
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 29
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de retenção, com porca
- Diâmetro [mm]: 53
- Largura [mm]: 37
- Altura 1 [mm]: 69,2
- Artigo complementar / informação complementar 2: com capa de massa consistente, com parafuso
- Diâmetro [mm]: 137
- Peso [kg]: 2,04
- Diâmetro interior 2 [mm]: 32
- Quantidade: 1
- Tipo de recipiente: Caixa
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 38
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado
- Diâmetro [mm]: 69
- Largura [mm]: 34
- Largura 2 [mm]: 39
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 25
- Diâmetro [mm]: 52
- Largura [mm]: 37
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados
- Diâmetro interior [mm]: 28
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado
- Diâmetro [mm]: 120
- Largura [mm]: 61,5
- Largura 2 [mm]: 63
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, esquerda, à direita
- Diâmetro interior [mm]: 28
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado, com parafuso
- Diâmetro [mm]: 131
- Largura [mm]: 82
- N.º de furos da jante: 5
- Diâmetro interior [mm]: 30
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado, com o rolamento da roda, com parafuso, com capa de massa consistente
- Medida da rosca: M14x1,5
- Diâmetro [mm]: 136,5
- Largura [mm]: 68,2
- Distância entre os furos de fixação [mm]: 112
- Binário de aperto [Nm]: 180
- Ângulo de rotação [°]: 180
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Artigo complementar / informação complementar 2: com sensor do ABS integrado, com anel de sensor do ABS
- Diâmetro [mm]: 72
- Círculo de furos Ø [mm]: 100
- N.º de furos da jante: 5
- Diâmetro da flange [mm]: 126,5
- Diâmetro interior [mm]: 27,5
- Artigo complementar / informação complementar 2: com anel de sensor magnético integrado, Rolamento da roda integrado no cubo da roda, com material de fixação, com sensor do ABS integrado, com cubo de roda
- Diâmetro [mm]: 136
- Largura [mm]: 84,5
- Peso [kg]: 3,12
- Círculo de furos Ø [mm]: 112
- Modelo de chumaceira: Rolamento de rolos
- Material do lábio de vedação: NBR (borracha de nitrilo butadieno)