Os vedantes e as juntas são utilizados para vedar juntas e acessórios em vários sistemas. A sua tarefa consiste em separar os sistemas do meio ambiente. Por exemplo, estes produtos impedem a entrada de ar, humidade e sujidade nos sistemas de travagem ou de arrefecimento e impedem que os fluidos de trabalho e os gases quentes do motor saiam do motor.
Características distintivas dos diferentes tipos de vedantes e juntas
Estes componentes são feitos de vários materiais: borracha, metal, poliuretano, silicone, fluoropolímeros, entre outros. Alguns deles, por exemplo, podem ter uma base metálica que é revestida com borracha.
Os componentes de borracha são os mais comuns. Caracterizam-se por uma elevada elasticidade. Dependendo dos ingredientes do composto, podem ter características de desempenho diferentes. Por exemplo, alguns são resistentes ao óleo e à gasolina, outros podem suportar a exposição aos raios ultravioletas ou a temperaturas elevadas. Estes são utilizados como vedantes em bombas e sensores, bem como para vedar juntas da carroçaria, faróis, portas e janelas.
O silicone e o poliuretano são normalmente utilizados como uma alternativa à borracha. Estes são frequentemente resistentes à temperatura e ao desgaste.
Os componentes metálicos são caracterizados pela sua resistência. Estes são utilizados nos conjuntos que funcionam a temperaturas extremamente elevadas. Por exemplo, as juntas da cabeça do cilindro, bem como os vedantes de escape, são frequentemente feitos de metal.
As peças compostas são utilizadas principalmente para vedar as juntas da cabeça do cilindro. Podem suportar cargas inferiores às do metal, porém, devido à sua estrutura, podem compensar pequenas irregularidades das superfícies seladas.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Os vedantes e as juntas são componentes descartáveis. Substitua-os sempre que desmontar a unidade, mesmo que pareçam estar bem. Isto tem de ser feito, porque o componente está embutido entre as superfícies seladas e fica deformado. Se for reinstalado, podem aparecer pequenos espaços entre as peças.
- Ao montar, só deve utilizar um selante quando este for especificado pelo fabricante do veículo. Caso contrário, os componentes do vedante podem causar o endurecimento ou a deterioração dos vedantes e das juntas. Este problema é difícil de detetar. No entanto, logo após a instalação, poderá ver estrias à volta dos componentes montados, por exemplo.
- Ao montar uma unidade, deve sempre observar a força de aperto e a sequência de fixação por meio de parafusos especificados pelo fabricante. Isto aplica-se especialmente à instalação da cabeça do cilindro. Caso contrário, as vedações e as juntas podem deteriorar-se, deformar-se ou não encaixar corretamente. As superfícies mal vedadas tornam-se mais quentes do que outras, à medida que são expostas a gases quentes. Isto pode resultar numa junta rebentada. Este problema é acompanhado de dificuldades no arranque do motor, sobreaquecimento do motor, formação de espuma de refrigeração no tanque de expansão e emulsão branca na vareta de medição.
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