Os aparelhos de ar condicionado são concebidos para arrefecer o ar do habitáculo do veículo. Estes criam um microclima confortável em tempo quente e ajudam a reduzir a humidade excessiva. Os mesmos são compostos por um compressor, condensador, evaporador, ventilador, secador recetor, uma tubagem fechada onde circula o refrigerante e vários sensores.
Características distintivas dos diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado
Os aparelhos de ar condicionado dos automóveis variam no desempenho e design de alguns dos seus componentes. Pelo tipo de controlo, podem ser divididos em manual e automático. No primeiro caso, o condutor ajusta a temperatura no habitáculo com a ajuda dos reguladores. No segundo caso, basta regular a temperatura necessária e o sistema mantém-na automaticamente.
Os aparelhos de ar condicionado manuais caracterizam-se pela simplicidade do design e pelo baixo preço. Os sistemas automáticos, também conhecidos como climatizador, são mais caros mas mais práticos de utilizar e oferecem uma gama de opções adicionais. Por exemplo, em veículos caros equipados com ar condicionado de quatro zonas é possível regular a temperatura individualmente para o condutor e para cada passageiro.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Uma vez por ano, de preferência antes do início da estação quente, verifique o nível de refrigerante no sistema de ar condicionado e, se necessário, encha-o. A quantidade do agente refrigerante diminui continuamente, devido à estrutura porosa das mangueiras. Em caso de insuficiência, o desempenho do sistema diminui muito e desgasta-se mais rapidamente. Note que só deve ter o seu refrigerante recarregado em centros de serviço especiais, utilizando equipamento profissional.
- Durante o inverno, ligue o sistema de vez em quando e deixe-o funcionar durante cerca de 15 minutos. Desta forma, o sistema é lubrificado, o compressor é protegido da corrosão e as mangueiras protegidas da secagem e fendas. As avarias dos compressores são normalmente difíceis de notar. Inicialmente, manifestam-se num desempenho reduzido do ar condicionado: o ar não é suficientemente frio. Mais tarde, o compressor deixa completamente de funcionar.
- Mantenha o compartimento do motor limpo. A acumulação de sujidade nas superfícies do condensador impede o seu bom funcionamento. O compressor está exposto a cargas mais elevadas. A eficiência de arrefecimento é reduzida.
- Verifique regularmente a correia de transmissão e as polias. Caso seja necessário, ajuste a tensão da correia. Caso contrário, o rolamento do compressor pode avariar prematuramente. A sua falha é frequentemente indicada por sons anormais, que acompanham o arranque do motor.
- Não se esqueça de limpar o evaporador e as condutas de ar. Isto irá ajudá-lo a eliminar os micro-organismos nocivos, que se acumulam nas suas superfícies. Para este fim, utilizam-se os produtos especiais de limpeza com espuma, vapores desodorizantes (bombas de ar condicionado) e nebulizadores. Os maus odores no habitáculo são indicadores comuns de que este tipo de procedimento tem de ser feito.
topautopecas.pt: apenas peças para automóveis de elevada qualidade
Poderá comprar componentes de ar condicionado para o seu veículo na nossa loja online. Oferecemos uma garantia para todos os componentes, fazemos promoções regularmente e alargamos a nossa gama de produtos. Há sempre um grande número de artigos por onde escolher.