Os sistemas de escape dos automóveis desempenham uma série de funções importantes. Recolhem e conduzem os gases de escape para longe, impedindo-os de entrar no habitáculo do veículo. Também reduzem a toxicidade das emissões e absorvem as vibrações sonoras, fazendo com que o motor funcione de forma mais silenciosa. Cada sistema consiste num coletor de escape, catalisador, ressonador e silenciador, tubos de ligação e sensores. Nos veículos a gasóleo, o sistema de escape também inclui um filtro de partículas diesel.
Características distintivas dos diferentes sistemas de escape
Atualmente, os componentes dos sistemas de escape são normalmente feitos de carbono, aluminizado ou aço inoxidável, bem como de titânio. As peças de aço-carbono são as mais baratas e, ao mesmo tempo, as menos duráveis. Em média, duram cerca de 2 anos e são suscetíveis de corrosão a um grau significativo. Algumas peças são revestidas com zinco para proteção anticorrosiva. Os componentes fabricados em aço aluminizado duram mais tempo, em média 3 a 6 anos, dependendo das condições de funcionamento do veículo. As peças de aço inoxidável são ainda mais duráveis: podem durar 10 a 15 anos de utilização, mas isto reflete-se no preço. Os sistemas de escape em titânio são utilizados principalmente para a sintonização de automóveis. Estes também são caros e robustos e são conhecidos por serem fortes e leves.
Estes sistemas podem ser diferentes no design do silenciador. Estes vêm em variantes de ressonador e de passagem direta. Os ressonadores amortecem as vibrações, conduzindo o fluxo dos gases de escape através de um sistema de tubos perfurados. Caracterizam-se por um elevado rendimento, mas criam contrapressão, o que reduz a potência do motor. As versões de passagem direta absorvem apenas as vibrações de alta frequência, proporcionando um som desportivo sem criar contrapressão.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Deve sempre certificar-se de que os sistemas e sensores responsáveis pela formação da mistura ar-combustível estão a funcionar corretamente. Caso contrário, o combustível pode continuar a combustão no tubo de escape, provocando o seu desgaste. Sons de fendas súbitas vindos de debaixo do veículo são os sinais de que o sistema não está hermético.
- Use apenas combustível de elevada qualidade. Caso contrário, o seu catalisador pode entupir mais rapidamente. A redução da potência do motor, o funcionamento irregular, a fraca dinâmica do veículo e o aumento do consumo de combustível são sintomas de um componente entupido. Também pode notar um odor a ovo podre no habitáculo.
- Ao conduzir em más estradas, tente não passar por poças de água fria. As alterações bruscas de temperatura podem causar rachas nos componentes do sistema de escape quente. Estes defeitos podem ser observados na verificação. Um sistema com fugas também pode produzir ruídos invulgares quando o motor estiver em funcionamento.
- Substitua e aperte os suportes e fixadores em tempo útil. Caso os mesmos se soltem, os componentes do silenciador ficam expostos a fortes vibrações, podem tocar na carroçaria do automóvel e falhar prematuramente. Sons metálicos característicos vindos debaixo do veículo, que se tornam mais altos quando se conduz em estradas de má qualidade, por exemplo, são um sinal de que é necessário verificar os fixadores e as fixações.
topautopecas.pt: apenas peças para automóveis de elevada qualidade
Gostaria de comprar componentes de sistemas de escape a um preço acessível? Encontrará peças de reposição de alta qualidade e a preços acessíveis no nosso catálogo. As nossas promoções regulares vão ajudá-lo a poupar ainda mais.