O sistema de ignição é utilizado em veículos a gasolina e é responsável pela ignição da mistura ar-combustível. O sistema de pré-aquecimento é instalado nos veículos a gasóleo e é utilizado, em primeiro lugar, para ligar o motor quando está frio e também para assegurar o bom funcionamento do motor em diferentes modos.
Características distintivas dos diferentes tipos de sistemas
Os sistemas de ignição podem ser dos seguintes tipos: ponto de disjunção, sem disjuntor e distribuidores (eletrónico). Os de ponto de disjunção são cada vez menos comuns hoje em dia. Têm um design simples mas, ao mesmo tempo, uma série de inconvenientes, pois são propensos à erosão de contacto e são uma fonte de interferência eletromagnética. A sua fiabilidade e eficiência dependem muito do modo de condução. Os sistemas sem disjuntor são mais avançados. Caracterizam-se pela simplicidade de regulação, asseguram uma elevada energia de faísca e apresentam estabilidade independentemente da temperatura ambiente. Os sistemas eletrónicos são os mais eficientes. Requerem muito pouca regulação e são duráveis.
Os sistemas de pré-aquecimento variam, em primeiro lugar, nos tipos de velas de incandescência e no tempo da sua ativação. Por exemplo, em alguns sistemas o aquecimento só é feito até ser atingida a temperatura necessária e em outros durante mais alguns minutos após o arranque do motor.
Utilização e substituição: o que precisa saber
- Utilize apenas combustível de alta qualidade. Caso contrário, as pontas das velas de ignição ou de incandescência serão cobertas com depósitos de carbono. Nos motores a gasolina, isto resultará em disparos errados, o que, por sua vez, leva a um arranque difícil do motor, solavancos durante a condução, um ralenti áspero, perdas de potência e a um maior consumo de combustível. No caso dos veículos a gasóleo, também poderá ser difícil arrancar o motor, mas sobretudo em tempo frio.
- Substitua o óleo do motor dentro do prazo. A não observância do calendário de substituição prescrito pelo fabricante conduz igualmente à formação de depósitos de carbono e aos problemas acima enumerados.
- Efetue a manutenção do motor em tempo útil. Os anéis de pistão gastos e os vedantes da haste das válvulas deixam o óleo entrar nas câmaras de combustão. Isto leva à formação de depósitos de fuligem oleosa nas velas de ignição. As pontas das velas de incandescência deformam-se. Estas falhas podem ser vistas no decorrer da avaliação.
- Mantenha o compartimento do motor limpo. Assim, pode evitar a corrosão e a sujidade dos terminais. Uma alimentação elétrica deficiente é perigosa, porque o equipamento não funciona, o que pode resultar num arranque difícil do motor e no seu mau funcionamento.
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