O sistema de travagem é utilizado para parar o veículo, abrandá-lo ou mantê-lo no lugar quando estacionado. Inclui um atuador e mecanismos de travagem. Tem de ser mantido em boas condições de funcionamento, dado que a sua eficiência é de importância crucial para a segurança rodoviária.
Características distintivas dos sistemas de travagem de diferentes tipos
Cada automóvel tem um sistema de travões de serviço e de estacionamento. O primeiro é o principal e é utilizado a qualquer momento quando é necessário parar. Normalmente tem um atuador hidráulico. Os principais componentes do sistema são um pedal utilizado para acionar o sistema, um cilindro principal do travão que converte o esforço do condutor em pressão hidráulica, tubagens e mangueiras que transportam o fluido dos travões comprimido e mecanismos de travagem responsáveis pela paragem de cada roda individual. Estes últimos podem ser do tipo disco ou tambor.
O travão de mão é normalmente utilizado quando se estaciona num declive ou durante muito tempo, uma vez que impede o veículo de se movimentar por si só. Também é utilizado como sistema de travagem de emergência em caso de falha do travão principal. É acionado por uma alavanca situada entre os bancos do condutor e do passageiro da frente. A força de travagem é transmitida com a ajuda de um cabo. Como mecanismos do travão de estacionamento, os veículos podem utilizar tambores ou pinças de travão do sistema de travagem de serviço ou tambores separados.
Alguns automóveis estão equipados com um travão de estacionamento eletrónico. Este é ativado premindo um botão e as pastilhas de travão são movidas não por um cabo, mas por um motor elétrico que muitas vezes é instalado diretamente na pinça.
Utilização e substituição: o que precisa saber
- Meça regularmente a espessura residual dos seus discos e pastilhas de travão. Estes componentes desgastam-se com o tempo. Em caso de desgaste grave, a eficiência da travagem é drasticamente reduzida. Isto aumenta a distância de travagem. Quando os discos de travão e as pastilhas se desgastam, aumenta a folga do pedal. Por vezes, começa a vibrar.
- Ao instalar novas pastilhas de travão, é melhor retirar a pinça inteira. Isto ajudará a remover a sujidade e os resíduos de desgaste das superfícies de encaixe da pinça e evitar que novas peças gripem. As pastilhas de travão, que ficam presas regularmente prejudicam a eficiência da travagem.
- De vez em quando, lubrifique os pinos de guia da pinça de travão. Caso contrário, podem ficar presos. Isto é extremamente perigoso, uma vez que o mecanismo de travagem pode não funcionar. Além disso, as pastilhas e os discos desgastam-se prematuramente. Estes últimos podem ficar empenados, devido ao sobreaquecimento. Nesses casos, o automóvel começa a puxar para um dos lados. Pode surgir um cheiro a queimado no habitáculo.
- Certifique-se de verificar regularmente se o seu sistema de travagem tem fugas. Se houver alguma, é proibido utilizar o veículo. O baixo nível do fluido dos travões representa um risco de redução da eficiência de travagem e mesmo de falha total dos travões. Os sintomas de possíveis fugas são as manchas debaixo do cilindro ou das rodas do travão principal e um pedal de travagem afundado ou leve.
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