
O conjunto elétrico de automóveis é um conjunto de dispositivos destinados a produzir, armazenar e transferir eletricidade, a fim de alimentar o equipamento elétrico. Os mesmos são utilizados para o arranque de um motor e a conversão de energia mecânica em energia eléctrica.
Características distintivas de diferentes conjuntos elétricos de automóveis
O conjunto elétrico de automóveis pode ser concebido para funcionar com tensão de rede interna de 12V ou 24V. Nos automóveis de passageiros, todos os dispositivos funcionam a 12V.
As pilhas são utilizadas para recolher e armazenar energia. As mais comuns são as de chumbo-ácido preenchidas com eletrólito líquido. Estas são baratas, bastante fiáveis e resistentes a flutuações de tensão. No entanto, pode ser necessário carregar o eletrólito de vez em quando, mesmo em baterias raramente utilizadas, uma vez que tende a evaporar. As baterias AGM e de gel preenchidas com um eletrólito imóvel também são populares. As mesmas são resistentes a vibrações e não necessitam de manutenção. As suas células não são propensas a descascar o material ativo, mas são sensíveis às flutuações da corrente de carga.
Os arrancadores podem ter uma transmissão direta ou de redução das mudanças, para além de um conjunto de mudanças planetárias. Os primeiros caracterizam-se pela simplicidade do seu design, facilidade de manutenção, resposta rápida e preço baixo, mas não são adequados para automóveis potentes. Os últimos são mais potentes, mas mais caros e têm uma montagem adicional que também pode avariar.
Os automóveis modernos estão equipados com um gerador de corrente alternada (também conhecido como alternador), que pode variar em termos de potência e desempenho. Os veículos híbridos estão equipados com um conjunto integrado, que combina as funções de um alternador e de um motor de arranque.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Limpe regularmente os terminais, conectores e contactos da bateria. Estes oxidam quando expostos à humidade e sujidade. Isto impede o fluxo de eletricidade, fazendo com que o equipamento funcione de forma errática. O mau funcionamento elétrico é um sinal de terminais de bateria corroídos; por exemplo, luzes fracas, buzina fraca do veículo ou funcionamento defeituoso do rádio. Também é possível ver manchas esbranquiçadas ou esverdeadas nos mesmos durante a inspeção.
- Utilize apenas componentes que respeitem as características técnicas do seu veículo. Isto é verdade não só para grandes conjuntos, mas também para peças pequenas. Por exemplo, se utilizar o fusível errado, pode sobrecarregar o equipamento correspondente e provocar a sua combustão. Os componentes de plástico podem derreter, se a tensão for demasiado alta, por exemplo. As lâmpadas podem começar a rebentar mais rapidamente.
- Se não conduzir o seu veículo durante muito tempo, especialmente no inverno, retire a bateria e guarde-a numa divisão quente. Desta forma poderá evitar a descarga profunda e a sulfidação das placas. Este problema é normalmente acompanhado por uma capacidade reduzida da bateria, o que faz com que esta descarregue mais rapidamente. Em alguns casos, os dispositivos começam a falhar e não será possível ligar o motor.
- Cubra os conjuntos importantes com um saco de plástico quando limpar o compartimento do motor. Caso contrário, a água pode entrar nos contactos eléctricos e provocar um curto-circuito. Isto pode resultar no derretimento do isolamento, no sopro do equipamento e até num incêndio. As alterações rápidas de tensão no circuito elétrico, bem como o funcionamento defeituoso do equipamento, como luzes fracas, podem indicar um mau funcionamento.
topautopecas.pt: apenas peças para automóveis de elevada qualidade
Pode comprar conjuntos elétricos de automóveis na nossa loja online. Muitos componentes são vendidos a preços promocionais. Registe-se no nosso website e poderá adicionar artigos à sua lista de desejos para acompanhar os preços e obter as melhores ofertas.