Os amortecedores e as molas são peças destinadas a amortecer as vibrações, que ocorrem na suspensão de um veículo durante a condução. Os mesmos são responsáveis pelo conforto de condução e o seu estado é extremamente importante para a segurança rodoviária.
Características distintivas dos diferentes tipos de componentes
Os amortecedores podem ser monotubulares ou de tubo duplo. Os primeiros são mais caros, são instalados em automóveis desportivos potentes, contribuem para a estabilidade e dirigibilidade do veículo, mas proporcionam menos conforto. Os segundos são menos propensos a deformações, garantem uma condução mais macia e suave, mas são menos adequados para a condução a alta velocidade. Os amortecedores podem ser enchidos quer apenas com óleo, quer com óleo e gás comprimido, o que afeta as suas características de funcionamento.
As molas variam em diâmetro e secção transversal do cabo. Podem ter uma forma cilíndrica, cónica ou em forma de barra. As cilíndricas têm um desenho clássico. As cónicas caracterizam-se por um curso longo, uma vez que quando comprimidas não entram em contacto umas com as outras. Os componentes em forma de barra também têm um curso longo, mas são capazes de suportar cargas elevadas.
Os feixes de molas caracterizam-se por uma elevada fiabilidade e capacidade de suporte de carga. As mesmas são instaladas principalmente em veículos comerciais.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Estes componentes têm de ser substituídos aos pares sobre um eixo. As suas propriedades de funcionamento mudam gradualmente ao longo do tempo. Por conseguinte, as peças novas e já utilizadas têm características diferentes. A substituição de apenas um dos componentes leva ao desequilíbrio da suspensão. Os seus sintomas são uma má dirigibilidade e estabilidade do veículo. Em alguns casos, a carroçaria do veículo fica deformada.
- Não sobrecarregue o seu automóvel. Isto pode causar o desgaste prematuro dos elementos de suspensão. Por exemplo, as molas começam a ceder. As molas mostram sinais de curvas, que se tocam entre elas. Devido à força reduzida, um giro de mola pode partir-se quando o automóvel passar por cima de um obstáculo. Isto pode ser visto durante uma inspeção visual. Uma mudança na altura do percurso também é um sinal de falha.
- Lave regularmente o seu veículo. Verifique se há fugas nos calços dos eixos. Estar exposto à humidade e sujidade é perigoso para a haste do amortecedor. Além disso, se a vedação tiver perdido a sua elasticidade, o componente começará a derramar óleo. As manchas na carroçaria indicam que há um problema.
- Lubrifique regularmente os feixes de molas. Caso contrário, os seus elementos desgastar-se-ão mais rapidamente. Por norma, os sons de rangidos produzidos pelo componente durante a condução significam que este necessita de lubrificação.
- Evite um estilo de condução agressivo e tente conduzir com calma e cuidado. Caso contrário, o corpo do amortecedor pode ficar deformado e a montagem ficará presa. Ao mesmo tempo, a dirigibilidade e estabilidade do veículo irá piorar e a distância de travagem irá aumentar. O conforto de condução também sofrerá.
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