A suspensão fornece a conexão entre a carroçaria do automóvel e as rodas e é responsável pela redução do ruído e vibração, que ocorrem quando o automóvel está em movimento. Melhora a manipulação e a dinâmica do automóvel. Os principais componentes do sistema são os amortecedores, estabilizadores (barras estabilizadoras), braços de controlo, bem como a suspensão dependente, nomeadamente molas helicoidais, feixe de molas e barras de torção.
Características distintivas de diferentes tipos de suspensão
O tipo dependente (por exemplo, no feixe de molas) é usado no eixo traseiro de alguns SUVs e de veículos comerciais. A sua característica principal é o uso de um feixe rígido, que transfere movimentos verticais de uma roda para a outra. Tem um design simples, é económico no que diz respeito à manutenção e é durável. No entanto, aumenta significativamente o peso do eixo, o que afeta negativamente a suavidade da condução.
O suporte MacPherson é o sistema de suspensão independente mais comum. Por norma, é instalado no eixo dianteiro. É compacto, leve, e tem uma vida útil longa. Devido às suas especificidades de design, as rodas do automóvel podem ficar ligeiramente desalinhadas.
A unidade do duplo braço triangular pode ser usada nos eixos dianteiros e traseiros. Melhora a capacidade de dirigibilidade, garante uma boa aderência e minimiza o desgaste dos pneus. As suas desvantagens incluem o enorme tamanho e o trabalho de manutenção intensivo.
O design multilink é usado principalmente no eixo traseiro, sendo de baixo peso, silencioso e garantindo uma condução suave. As suas peças são bastante caras e a substituição requer certas habilidades.
O tipo de barras de torção é geralmente usado no eixo traseiro, sendo caracterizado pela sua elevada fiabilidade e tamanho compacto, minimizando a inclinação da carroçaria. Uma das desvantagens é a tendência de subviragem.
Alguns tipos de suspensão são ajustáveis. Isso inclui o tipo ativo, com o ajuste eletrónico da rigidez do estabilizador, o grau de amortecimento, a distância ao solo e outras características. Pode ser adaptado a diferentes estilos de condução e condições de funcionamento do automóvel. Esse tipo de montagem é notável pelo seu design complexo e elevado preço.
Alguns automóveis de luxo estão equipados com suspensão pneumática. Permite ajustar a posição da carroçaria em relação à estrada, devido aos seus elementos pneumáticos. Oferece um elevado nível de conforto, mas é dispendioso.
Funcionamento e substituição: o que necessita de saber
- Evite conduzir em todo o terreno e tente passar por obstáculos o mais suavemente possível. Caso contrário, existe o risco de desalinhamento das rodas, a deformação dos braços de controlo, os danos nos amortecedores, nas molas e no estabilizador. Os defeitos são fáceis de detetar durante a inspeção visual.
- Faça a manutenção e substitua os componentes individuais da suspensão no devido tempo. O uso de peças defeituosas implica o fracasso de toda a unidade. O automóvel que é puxado para um dos lados e o desgaste irregular de pneus indica muitas vezes a deformação dos braços de controlo. A vibração e o batimento durante a condução são sinais de defeito nas molas e nos amortecedores. Se ocorrer a inclinação da carroçaria ao contornar curvas, preste atenção à condição do estabilizador.
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