Os eixos de transmissão e as juntas homocinéticas são concebidos para transmitir o torque da caixa de velocidades ou do diferencial do eixo traseiro para as rodas motrizes. Ao mesmo tempo, permitem que as rodas sejam direcionais e se desloquem ligeiramente no plano horizontal e vertical.
Características distintivas dos diferentes tipos de componentes
Estes componentes são instalados nos eixos motores dos veículos e podem variar em tamanho e conceção.
Atualmente, a maioria dos eixos de transmissão é feita sob a forma de haste com estrias e com juntas de velocidade constante (juntas homocinéticas) nas suas extremidades. Podem existir juntas homocinéticas do tipo esfera ou tripé.
As juntas homocinéticas do tipo esfera caracterizam-se pela durabilidade e resistência ao desgaste e ao mesmo tempo são compactas. Estes componentes são capazes de transmitir torques elevados em ângulos de articulação elevados, devido à grande área de contacto sobre a qual as cargas são distribuídas. As juntas de tripé são boas para absorver as vibrações do motor e da caixa de velocidades. As mesmas permitem que o eixo se movimente longitudinalmente.
A extremidade de uma junta homocinética pode ter estrias, que são inseridas no cubo de roda, na caixa de velocidades ou na engrenagem do eixo traseiro, ou uma flange para ser fixada aos mesmos conjuntos.
Os veios dos eixos utilizados nos veículos com eixo de viga ativa à retaguarda não têm juntas articuladas. Têm a forma de uma haste, por vezes cónica, com estrias em ambas as extremidades ou com uma ligação estriada e uma flange.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Examine regularmente os apoios de eixo das juntas homocinéticas. Se perder a sua estanquidade, a humidade e a sujidade entrarão no interior do conjunto e irão provocar corrosão e desgaste abrasivo dos seus componentes. Os sinais de mau estado dos foles incluem resíduos do lubrificante na sua superfície e o lado interno da roda salpicado de óleo.
- Evite conduzir sobre lombas e buracos a uma velocidade elevada. As cargas de impacto deterioram as juntas homocinéticas. Sons anormais ao arrancar, os solavancos e estalidos característicos, especialmente quando as rodas são conduzidas ao máximo, são sinais de componentes com defeito. Em caso de desgaste severo, podem ser ouvidos sons de estaladiços durante as manobras.
- Elimine as fugas dentro do prazo. Por exemplo, o fluido quente do diferencial que sai do eixo traseiro através de uma junta de óleo danificada passa pela junta de rolamento do eixo e remove a massa lubrificante. Isso causa um desgaste rápido e a quebra dos elementos do rolamento. O vazamento de fluido pode ser detectado pela parte inferior da carroçaria do veículo danificada com óleo.
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