Os tubos e as mangueiras são elementos, que fornecem e transferem os fluidos de serviço, gases e ar, que são necessários para o funcionamento correto dos sistemas do veículo. OS mesmos são usados em quase todos os sistemas, nomeadamente no sistema de combustível, arrefecimento, lubrificação, travagem, transmissão e outros.
Características distintivas dos tubos e das mangueiras de tipos diferentes
As mangueiras de travão são usadas para transferir o fluido de pressão do travão. A sua vida média é de 4 a 5 anos. Os mais comuns são os de borracha simples e artigos reforçados. O primeiro tem um revestimento de três camadas, que proporciona flexibilidade e resistência contra a humidade. Estes são propensos à deformação, o que pode retardar o funcionamento do sistema. As peças reforçadas têm no seu design uma malha de metal, sendo mais fiáveis do que os de borracha, porque não se deformam, e melhoram o desempenho de travagem. A desvantagem é o elevado risco de danos aos elementos próximos quando estão em fricção contra a superfície reforçada.
As mangueiras de combustível são responsáveis pelo fornecimento de combustível às câmaras de combustão. Estas são feitas de nitrilo, podem suportar elevadas temperaturas e são estanques aos fluidos.
Os tubos do radiador são grandes em diâmetro e consistem em várias camadas de borracha, silicone ou plástico. Sendo usados vários tipos de componentes para fornecerem e transferirem o líquido de arrefecimento. Estes podem ser retos ou curvos. A sua vida útil é de aproximada 5 a 7 anos.
Os tubos de ar reforçados são usados em veículos equipados com um turbocompressor. Sendo feitos de uma mistura resistente ao calor de diferentes tipos de borracha, imune à formação de resíduos. Têm inserções de tecido multicamada, que fornecem a elasticidade. Para fornecer uma maior resistência, são reforçados com os anéis de metal.
As mangueiras de óleo são responsáveis pelo fornecimento de lubrificantes para friccionar as peças. Estas são resistentes a meios de comunicação agressivos, e são feitos de borracha ou cloreto de vinilo, sendo divididos em não reforçados e reforçados. Estes últimos são os mais confiáveis e resistentes à deformação. Além disso, os componentes variam em finalidade e são categorizados como mangueiras de pressão, mangueiras de vácuo e mangueiras universais.
Funcionamento e substituição: o que necessita de saber
- Siga as instruções de instalação e o torque de aperto especificado do fabricante para os fixadores do componente. Caso contrário, há um risco de despressurização do sistema. As variações serão indicadas pela luz de aviso correspondente do painel de instrumentos.
- Evite mudanças rápidas de temperatura e condução todo-o-terreno. Ambos levam ao desgaste acelerado dessas peças de automóvel e, como resultado, ao mau funcionamento do sistema como um todo.
- Use fluidos técnicos de qualidade recomendada pelo fabricante do automóvel. Por exemplo, o uso de anticongelante impróprio, pode levar à deformação e rachas nos tubos do radiador. Neste caso, ocorre a fuga do líquido de arrefecimento, e o sobreaquecimento do motor.
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