André Citroën nasceu em 1878 na França, trabalhou por alumg tempo na fábrica de carro Mors fundou em 1905, de 27 anos de idade, uma fábrica de engrenagens, e em 1913, além disso, uma nova operação para a fabricação de carburadores. No decurso da primeira guerra mundial, a sua empresa produzia munições e transformou-se numa grande empresa com mais de 12 000 trabalhadores. A grande paixão de André Citroën foi a produção em série, por isso após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, o primeiro automóvel foi imediatamente produzido pelo Citroën na produção em série. Após a primeira produção de linha de montagem de um automóvel de passageiros por Henry Ford, nos Estados Unidos, ele foi o primeiro fabricante na Europa a fazer isso. O modelo A foi assim o primeiro veículo produzido em linha de montagem europeia, que passou de banda.
O motor de 4 cilindros com uma capacidade de 10 PS foi incorporadonas seis carroçarias diferentes e já no primeiro ano de junho até dezembro de 1919 era entregue em 2500 veículos. No ano de 1920 a seguir, lá foram produzidos já 20.200 veículos! Nos anos a seguir, este fabricante tem quase sempre vitórias e bateu 106 recordes mundiais da época com os seus veículos. O carro tornou-se popular entre as pessoas da França. Em 1929, sofreu na sequência da crise econômica global, o que levou aos problemas financeiros e a empresa foi resagatada em 1933 pela própria Michelin, a fim de evitar a falência. Com nova potência, a tracção desenvolviu o Avant 7, que revolucionou o mundo automobilístico. Éra completamente diferente de automóveis produzidos até então, porque, como uma carroçaria de auto-apoio, construiu pela primeira vez num carro mundial, a primeira tracção dianteira e teve uma suspensão de barra de torção.
Citroën era tecnicamente sempre à frente de outros fabricantes e, mais tarde, em 1934, no Salão Automóvel de Paris instalou 3 motores diferentes de oito cilindros. A produção foi completamente afectada durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída depois. Em 1948 será apresentado o 2CV no Salão Mundial do Automóvel de Paris. Embora o carro com um motor de 375 cc fosse ridicularizado, este veículo tornou-se uma marcha triunfal ao redor da Terra. O inventor da tracção dianteira também introduziu a suspensão hidropneumática em todas as rodas, em 1955, com a produção de Citroën DS. Este veículo espalhou-se em todo o mundo como um primeiro carro com faróis construídos no princípio do tubo de cinescópio com direcção hidráulica e servo-freio.
Em 1975, a empresa foi adquirida pelo seu rival Peugeot. Desde então, eles funcionavam sob o nome de PSA. O CX, que foi construído entre 1974-1991, foi o último desenvolvimento da Citroën. Todos os outros veículos de Visa e LN são desenvolvidos juntamente com a Peugeot. Muitos componentes, bem como os grupos LG são compartilhados por dois fabricantes, é por isso que muitas peças que são construídas em Peugeot são usadas também nos veículos Citroën.