Sob a marca FIAT são produzidos e comercializados uma gama extensa de carros, vans/carrinhas e veículos comerciais ligeiros S.p.a., na cidade de Turim, norte da Itália. A empresa pertence ao FIAT Chrysler Holding automobile holding NV, com sede principal em Amsterdã, Holanda. O nome da marca é um acrônimo da Fabbrica Italiana Automobili Torino, e foi fundada em 1899 por nove industriais, que pertenciam também aos membros da família Agnelli, que permanecem fortemente envolvidos nesta empresa. Em 1903 a empresa começou com as primeiras exportações e lançou a produção em série industrial em 1916 com a abertura deste trabalho histórico no bairro de Lingotto Turim.
A marca tornou-se rapidamente o principal fabricante de veículos em Itália e contribuiu para a motorização em massa durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1960 FIAT assumiu totalmente o controlo sobre as marcas Ferrari (a partir de 1969) e Maserati (1993), bem como sobre os concorrentes Alfa Romeo (1986) e Lancia (1969). Integrando a Chrysler Group LLC. até 2013/14 FIAT foi o sétimo maior produtor de automóveis do mundo.
Modelos do passado e presente
Fiat iniciou a sua produção com os modelos ainda manuais 3 1/2 HP, 6/8 HP e 12 HP. Já com o modelo Zero produzido a partir de 1912, começou a produção em série. Na década de 1930 a marca tornou-se produtor em massa. Era difundido especialmente o modelo 508 "Balilla" e o subcompacto 500, conhecido geralmente como "Topolino". O mesmo aplica-se também para o novo 500 construído em 1949, que ganhou o estatuto de culto de "Cinquecento" e foi construído na década de 1970. O break pequeno "Giardiniera" e as versões desportivas do Abarth ea versão fabricada na Áustria pela Steyr-Puch com maior desempenho do motor eram derivados populares do 500. Mais tarde, alguns modelos maiores foram produzidos com sucesso: 600 e 770 ("Multipla"). Desde 1934, o fabricante em Heilbronn numa antiga fábrica de NSU também produziu modelos populares, como nos anos cinquenta e início dos anos 1960 e os populares "Chase" e "Neckar". A maior série 1400, 1900 e 2300 nunca ganharam a popularidade da montadora apesar das boas avaliações. Eram amplamente utilizados o compacto 850, cuja versão conversível existia também e os modelos de quatro portas 124, 125 e 128. O modelo citadino Panda tornou-se lendário na década de setenta. Hoje o atual 500, o novo Panda e a terceira geração de Punto, bem como o sedan compacto Bravo, o pequeno SUV Sedici e o minivan 500 L são especialmente exigidos no mercado. A nossa loja on-line oferece-lhe peças de reposição para todos os modelos FIAT e veículos de outras marcas.