SEAT é o acrónimo da marca automóvel Espanola de Sociedad Espanola de Automoviles de Turismo que foi fundada em 1950. A companhia foi criada como uma sociedade por ações com a lei espanhola, com a sua localização perto de Barcelona, em Matorell. Inicialmente, a SEAT foi uma companhia associada do Instituto Nacional de Industria - ISI que tinha 51% dos componentes do capital próprio, enquanto alguns bancos espanhóis detinham no total de 42% e a companhia italiana Fiat S.p.A detinha 7%. A Fundação da companhia foi uma ideia do governo espanhol para criar uma marca de automóvel "nacional", porque os produtores de veículos de passageiros, naquela época, ou eram insignificantes ou encontravam-se sob a supervisão de empresas estrangeiras. A fabricação de seus próprios veículos da SEAT começou com a produção de licença dos modelos Italianos Fiat em 1953. Esta relação com a Fiat foi mantida até aos anos de 1980. Com a suspensão dos acordos de licença, o desenvolvimento dos seus próprios veículos foi iniciado com o modelo Ibiza. Ao mesmo tempo, a cooperação intensiva com a VW começou o que levou à aquisição através da maioria das ações da Volkswagen AG em 1986. Hoje, a SEAT pertence totalmente à VW AG e preenche a posição como marca de iniciante com veículos favoráveis à família, bem equipados ao lado da Skoda.
Veículos com inspiração Mediterrânea
Os primeiros veículos da SEAT foram parcialmente pré-produzidos através de kits de construção pela Fiat, que só tinham de ser montados em Matorell. Desde os meados dos anos de 1950, a produção foi realizada mais localmente. Entre os modelos mais populares foi o 600 ("Seiscientos"), que estava inicialmente disponível apenas como um pequeno automóvel de duas portas com um motor traseiro em 1957 e que hoje é uma lenda. Derivado deste foi a versão de táxi de quatro portas e o desempenho aprimorado da versão 600 Abarth. A produção cessou em 1973. O sedan 1500 de quatro portas de classe média era popular, mas para a maioria dos espanhóis, na época, bastante inacessível; no entanto foi amplamente distribuído como veículos de táxi e de negócios. Mais tarde, os automóveis pequenos muito apreciados como o modelo 127 (Fura) e Ritmo (Ronda) foram desenvolvidos. O desenvolvimento interno começou com os inteligentes mini automóveis Ibiza e Marbella.
Atualmente, a Seat oferece o Ibiza e o Mii que foi derivado do VW Up!. O Leon oferecido como um sedan e carrinha station é baseado no VW Polo enquanto o Toledo, ligeiramente maior na sua quarta geração, se baseia no Skoda Rapid. Além disso, a Seat oferece a mini carrinha Altea e a espaçosa carrinha familiar Alhambra. Pode encontrar as peças de reposição correspondentes para todas as atuais e muitos veículos descontinuados produzidos pela Seat na nossa loja online.