A fundação do Grupo da Volkswagen
O estabelecimento de datas do Grupo VW de hoje remonta a 1934, quando os Nacionais-Socialistas exigiram a produção de um veículo de passageiros acessível (abaixo de 1.000 Reichsmark) de quatro lugares para o público em geral. Exigiram igualmente que o veículo de passageiros atingisse uma velocidade de 100 km/h e fosse barato no combustível. Para este propósito, foi designada a construção da oficina em Stuttgart por Ferdinand Porsche. Isto resultou no desenvolvimento do lendário Käfer VW que foi produzido ao longo dos anos em diferentes versões.
Privatização
A fábrica estabelecida pelos Nacionais-Socialistas e ainda propriedade do governo foi privatizada em 1960. A República Federal da Alemanha, bem como o estado federal da Baixa Saxónia continuou a possui 20% das ações ordinárias de modo que uma aquisição hostil pudesse ser impedida. Sessenta por cento foi emitido aos acionistas privados, pelo qual foram capazes de ganhar 360 milhões de Deutsch Mark. Em 1964, assumiram a Auto Union GmbH de Daimler e com isso implementaram o sistema de refrigeração de água e a tração da roda dianteira na VW. A fábrica da Audi de hoje é composta por esta segunda marca em conjunto com a compra da fábrica NSU em Ingolstadt.
Renomeação dos modelos Volkswagen
Atualmente, a VW oferece uma vasta gama de veículos de passageiros que cobre praticamente todos os segmentos, exceto para os automóveis desportivos. O pequeno automóvel! está disponível em toda a Europa e substitui o modelo Fox. O pequeno automóvel Polo tem estado continuamente no mercado desde 1975, quase há tanto tempo quanto o lendário VW Golf que foi apresentado em 1974.
Um veículo muito popular da família, o que se seguiu ao 1500 VW Passat foi apresentado pela primeira vez em 1973. Este veículo abrange o segmento da classe média e também estava disponível como Passat CC na classe alta além do Phaeton até 2012. Além do todo o terreno/SUV Touareg II e Tiguan, o coupé Scirocco III e o cabrio Eos expandem a gama de produtos. A carrinha VW quase icónica é produzida atualmente na sua quinta geração sob o nome Caravelle/Multivan.
Cooperações do grupo Volkswagen
Geralmente, os veículos feitos pela Volkswagen usam muitos componentes de diferentes marcas. O grupo Volkswagen detém as marcas VW, Audi, Seat, Skoda, bem como as marcas premium, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Porsche. Juntamente com outros produtores como a Ford desenvolveram o Volkswagen Sharan, que é o Ford Galaxy. O Sharan V6 está equipado com uma correia dentada, mas os tensores de corrente são suscetíveis à quebra e, portanto, devem ser substituídos de acordo com os intervalos indicados.