Catalisador para carros
Pre-catalizador na nossa loja online
Os conversores catalíticos são utilizados para desencadear processos químicos na indústria. Por lei, as peças de automóvel tais como conversores catalíticos são obrigadas a reduzir o número de poluentes devido ao crescente número de automóveis e a poluição mais elevada devido a gases de escape.
Material e funcionalidadeNos automóveis, o sistema de escape é montado sobre o coletor e é usado, completamente ou parcialmente, no tratamento de gases de combustão convertendo-os em substâncias não tóxicas, sem o consumo dos mesmos! Os componentes essenciais do conversor catalítico são o substrato cerâmico (silicato de alumínio - magnésio -) ou um substrato metálico, o custo de lavagem e a camada catalítica ativa. Dentro do conversor catalítico, o gás de escape atravessa vários milhares de canais bem com um separador poroso, o que aumenta a superfície efetiva em cerca de 7.000 vezes. A camada catalítica ativa é aplicada nesta camada porosa, que é diferente, dependendo dos níveis de poluentes e do respetivo motor. Existem diferentes tipos de sistemas de conversor catalítico, embora o conversor catalítico controlado por três vias seja o mais amplamente utilizado em motores a gasolina. Tem uma camada catalítica ativa de platina, de ródio e de paládio. 3 vias significa que ocorrem três transformações químicas num compartimento. Nos catalisadores controlados, um sensor lambda determina o teor de oxigénio residual nos gases de escape para o conversor catalítico, e esses valores são transmitidos à unidade de controlo para criar a mistura.
Vida útil e desgasteA vida útil dos catalisadores varia. Como não está em uso enquanto em funcionamento, pode durar toda a vida útil do automóvel. Danos mecânicos, tais como colisões ou choques no alojamento podem destrui-lo. Também, a qualidade diferente do combustível entre diferentes postos de gasolina, como no exterior, podem levar a reações adversas no conversor catalítico, que irá reduzir a sua vida útil. Se o combustível não for queimado faz o seu caminho para o conversor catalítico e a combustão aí ocorre, isso também pode danificar o conversor catalítico, como se o motor estivesse cheio de óleo do motor. Irá descobrir no seu MOT anual!
Substituir um conversor catalítico por si mesmoVai precisar de um elevador para instalar ou substituir esta peça. Um conversor catalítico controlado deverá ser instalado numa oficina profissional. Portanto, não é recomendável alterar o conversor catalítico, por conta própria. Encontrará as peças de reposição do conversor catalítico para o seu veículo na nossa loja de peças automóveis.
Mais peças de carros na categoria Sistema de escape
- Peso [kg]: 3,200
- Comprimento (mm): 320
- Artigo complementar / informação complementar 2: com colector de escape
- Norma sobre os gases de escape: Euro 5
- Artigo complementar / informação complementar: com material de montagem/fixação
- Equipamento do veículo: para veículos com OBD
- Diâmetro [mm]: 50
- Lado de montagem: à frente
- Conector de tubos: Flexível
- Artigo complementar / informação complementar 2: com flange, com componentes de montagem
- Comprimento total [mm]: 144
- Sistema de escape: para catalizador
- Diâmetro interior da ligação [mm]: 60
- Material: Cerâmica
- só em conjunto com: FK91170
- Marca de conformidade: E9-103R
- Produto satisfaz: Euro 4
- Comprimento (mm): 1140
- Norma sobre os gases de escape: Euro 3 (D3)
- Código do motor: ALH/ ASV/ AHF/ ARL/, AXR/ ATD/ AUY/ AJM/ , AUY
- Material: Cerâmica
- só em conjunto com: FK91518
- Marca de conformidade: E9-103R
- informação complementar: Non-approved
- Produto satisfaz: Euro 4
- Material: Cerâmica
- só em conjunto com: FK91219
- Marca de conformidade: E9-103R
- informação complementar: Non-approved
- Produto satisfaz: Euro 4
- Comprimento (mm): 1040
- Norma sobre os gases de escape: Euro 3 (D3)
- Código do motor: M47/ M47N
- Material: Cerâmica
- só em conjunto com: FK91480
- Marca de conformidade: E9-103R
- informação complementar: Non-approved
- Produto satisfaz: Euro 4
- Artigo complementar / informação complementar 2: com componentes de montagem
- Norma sobre os gases de escape: Euro 4, Euro 4 (D4)
- para norma de escape do fabricante: Euro 5
- Comprimento (mm): 330
- Diâmetro [mm]: 51,5
- Universal: Sim
- Diâmetro [mm]: 50
- Norma sobre os gases de escape: Euro 2
- Material: Cerâmica
- para motores a gasolina até à capacidade cúbica [ccm]: 2000
- para motores diesel de cilindrada até [cm³]: 2000
- Forma: oval
- Material: Cerâmica
- Artigo complementar / informação complementar 2: com componentes de montagem
- Artigo complementar / informação complementar: com material de montagem/fixação
- Equipamento do veículo: para veículos com OBD
- Diâmetro [mm]: 50,8
- Produto satisfaz: Euro 6
- Lado de montagem: à frente
- Conector de tubos: Flexível
- Artigo complementar / informação complementar 2: com flange, com componentes de montagem
- Comprimento total [mm]: 134
- Sistema de escape: para catalizador
- Diâmetro interior da ligação [mm]: 55,5
- Conector de tubos: Flexível
- Material: Aço especial
- Especificação: Interlock
- Diâmetro 1 [mm]: 55
- Diâmetro 2 [mm]: 61
- Comprimento (mm): 240
- Solução de reparação
- Artigo complementar / informação complementar: com material de montagem/fixação
- para norma de escape do fabricante: Euro 3 und Euro 4
- Artigo complementar / informação complementar 2: com componentes de montagem, com colector de escape
- Equipamento do veículo: para veículos com OBD
- Comprimento (mm): 360
- Lado de montagem: à frente
- Comprimento (mm): 1400
- Peso [kg]: 5,710
- Norma sobre os gases de escape: Euro 4 (D4)
- Código do motor: BBZ/ BBY/ AUB/ AUA
- Material: Cerâmica
- só em conjunto com: FK90529
- Marca de conformidade: E9-103R
- informação complementar: Non-approved
- Produto satisfaz: Euro 4