Alternador para carros
Alternador na nossa loja online
O alternador eléctrico é responsável por alimentar todos os circuitos eléctricos com corrente durante o funcionamento do motor e simultaneamente trata de carregar a bateria de arranque. No caso de motores de combustão, utilizam-se quase exclusivamente alternadores trifásicos com garra-pólos em montagem compacta.
O alternador é constituído principalmente pelos seguintes componentes:
- Invólucro com bobine principal
- Garra-pólos com bobine de indução
- Regulador
- Rectificador
- Ventoinha
O garra-pólos com a bobine de indução é posto em rotação no interior do alternador eléctrico, no centro da bobine principal, causando desta forma um campo magnético. O regulador e o rectificador estão montados por cima do eixo do lado oposto da polie da correia, pela qual o alternador eléctrico está conectado ao motor.
A produção de corrente eléctrica dentro do alternador é conseguida pelo princípio da indução magnética. Ao alterar um campo magnético dentro de uma volta de fio (bobine) é causada uma corrente eléctrica. Ao colocar um campo magnético rotativo com pólo norte e sul dentro de uma bobine é criada uma corrente alternada com ondas sinusoidais. Esta corrente alternada tem de ser convertida em corrente contínua para permitir o carregamento da bateria. No caso do alternador eléctrico no automóvel, encarrega-se disso um conjunto de diodos, constituído por seis diodos de potência e três diodos de comando. Uma vez que a rotação do motor não é constante, pois varia conforme aceleração ou travagem, o alternador também recebe uma rotação variável e em consequência disso, varia igualmente a voltagem produzida. Para manter a voltagem constante, é montado um regulador. A corrente é transmitida por meio de escovas de carvão aplicadas a aros de contacto no rotor. O arrefecimento do alternador eléctrico é garantido por meio de uma roda de ventoinha. Recentemente passou-se a utilizar também alternadores com sistema de arrefecimento a base de líquido, integrado no circuito do radiador do automóvel.
Componentes isolados com defeito, como por exemplo o conjunto de diodos, o regulador ou as escovas de carvão podem ser substituídos individualmente. Apenas em casos isolados torna-se necessário substituir o alternador eléctrico completo.
Todas as peças de reposição, assim como o próprio alternador eléctrico, podem ser encontradas na nossa loja on-line. Com algum jeito é possível efectuar a sua troca em casa, uma vez que não são necessárias ferramentas especiais.
Mais peças de carros na categoria Sistema elétrico
- Corrente de carga do alternador [A]: 90
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 50
- Polia: com polia
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: B+(M8),D+,W
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Medida da rosca: M8
- Distância da polia ao gerador [mm]: 40
- Corrente de carga do alternador [A]: 70
- Tensão [V]: 12, 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 55
- Polia: com polia múltipla
- Número de estrias: 4
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante simples
- Borne: M6 B+
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 2
- Número de furos roscados: 1
- Distância da polia ao gerador [mm]: 33
- Corrente de carga do alternador [A]: 120
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Reparação adicional recomendada: Correia trapezoidal/correia trapezoidal estriada
- Borne: B+(M8), SIG, FR, A
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Medida da rosca: M10
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42,5
- Corrente de carga do alternador [A]: 150
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: B2+(M8),L,DFM
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42,5
- Corrente de carga do alternador [A]: 140
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 57
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Ligação/borne: sem ligação para conta-rotações
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: M8 B+
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 9
- Número de furos de fixação: 4
- Técnica de ligação: B+(M8)
- Número de furos roscados: 2
- Medida da rosca: M8X1,25
- Distância da polia ao gerador [mm]: 39,6
- Corrente de carga do alternador [A]: 150,0
- Tensão [V]: 14,0
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 48,5
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 7
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: L, DFM, B+ (M8)
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 32,5
- Corrente de carga do alternador [A]: 90
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 50
- Polia: com polia para correia trapezoidal estriada, com polia
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: M8 B+, DFM, L
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
- Número de furos de fixação: 4, 2
- Número de furos roscados: 2
- Medida da rosca: M8
- Distância da polia ao gerador [mm]: 40
- Requer montagem / desmontagem por pessoal qualificado!
- Corrente de carga do alternador [A]: 150
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia, com polia para correia trapezoidal estriada
- Número de nervuras: 6
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Posição/grau: L 40
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Ligação/borne: sem ligação para conta-rotações
- Tipo de fixação: Fixação de quatro pontos
- Borne: B+, L-DFM
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Peso [kg]: 6,91
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42,5
- Corrente de carga do alternador [A]: 150
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: M8 B+
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10,4
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42,5
- Corrente de carga do alternador [A]: 98
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 55
- Polia: com polia
- Número de estrias: 6
- Código de identificação do tipo de conector: L-DFM (PLUG 129)
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Fixação directa
- Borne: M8 B+
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 9
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados0
- Distância da polia ao gerador [mm]: 20
- Corrente de carga do alternador [A]: 150
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia para correia trapezoidal estriada
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Fixação em três pontos
- Borne: B+ (M8), COM
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 56
- Corrente de carga do alternador [A]: 130
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 70,0
- Polia: com polia de roda livre
- Número de estrias: 7
- Artigo complementar / informação complementar: com regulador integrado
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Fixação directa
- Borne: B+ (M8)
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 1
- Distância da polia ao gerador [mm]: 36
- Ângulo de fixação [graus]0
- Corrente de carga do alternador [A]: 90
- Tensão [V]: 12, 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 50
- Polia: com polia
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Fixação em três pontos
- Borne: B+(M8)/D+/W, M8 B+, D+ W Plug 25
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados: 1
- Medida da rosca: M8
- Distância da polia ao gerador [mm]: 40
- Corrente de carga do alternador [A]: 90
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 56
- Polia: Polia de correia trapezoidal estriada
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Ligação/borne: B+/L/DFM
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: B1+(M8),DFM,L
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados: 2
- Distância da polia ao gerador [mm]: 39,6
- Corrente de carga do alternador [A]: 150
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia para correia trapezoidal estriada
- Número de nervuras: 5
- Número de estrias: 5
- Artigo complementar / informação complementar: com regulador integrado
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: по часовой стрелке
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Ligação/borne: sem ligação para conta-rotações
- Tipo de fixação: Fixação em três pontos
- Borne: B+ (M8), L DFM
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10,5
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados: 1
- Medida da rosca: M10x1,5
- Distância da polia ao gerador [mm]: 61
- Corrente de carga do alternador [A]: 90
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 54
- Polia: com polia, com polia para correia trapezoidal estriada
- Número de estrias: 6
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: M5 D+, B+ M8
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 4
- Número de furos roscados0
- Medida da rosca: M10X1,5
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42,6
- Corrente de carga do alternador [A]: 100
- Tensão [V]: 14
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 58
- Polia: com polia de roda livre
- Número de nervuras: 7
- Código de identificação do tipo de conector: 0203
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Fixação em três pontos
- Borne: L-IG-RLO-M
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
- Comprimento 3 [mm]: 71,0
- Diâmetro do furo 2 [mm]: 10
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados0
- Distância da polia ao gerador [mm]: 23,5
- Peso líquido [kg]: 5,9
- Comprimento 4 [mm]: 60,0
- Corrente de carga do alternador [A]: 65
- Tensão [V]: 12
- Tensão nominal [V]: 14
- Ø da polia [mm]: 69
- Polia: com polia
- Número de nervuras: 1
- Número de estrias: 1
- Código de identificação do tipo de conector: B+(M6)/L/IG
- Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
- Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
- Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
- Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
- Borne: M6 B+
- Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
- Número de furos de fixação: 3
- Número de furos roscados: 1
- Medida da rosca: M8X1,25
- Distância da polia ao gerador [mm]: 42