Suporte de amortecedor para carros
Suporte de amortecedor na nossa loja online
A combinação da mola espiral com o amortecedor hidraulico, centrado, é denominado de braço de MacPherson. Esta combinação foi desenvolvida pela primeira vez em 1949 pelo engenheiro americano Earle S. MacPherson e é usado desde os anos 50 em veículos motorizados (patente americana de 1949).
Esta tecnologia permitiu substituir as molas de folha que eram actuais na altura e abriram portas à suspensão individual de rodas.
No centro da mola de espiral está localizado o amortecedor hidraulico. Existem dois pratos, um na parte do pistão, outro em cima do cilindro do amortecedor e que permitem ajustar previamente a tensão da mola e esticam o amortecedor. O braço de MacPherson tem uma mola adicional feita em polituretano micro-celular (MCU). Por norma, todos os três elementos trabalham na mesma direcção, a mola espiral, a mola adicional e o amortecedor, fazendo coincidir os seus eixos. Em casos excepcionais, a mola principal poderá ter uma posição ligeiramente inclinada, para reduzir o impacto de forças laterais no pistão do amortecdor. A mola adicional com a sua característica de mola progressiva permite reduzir os impactos do piso de estrada na carosseria.
Outros sistemas de amortecedores não tem influência na forma de suspensão de roda individual ou conjunta e são por isso usados nos eixos traseiros. Estes sistemas, além de serem mais económicos, são também mais fáceis de montar, precisam no entanto de mais espaço do que o braço de MacPherson.
O braço de MacPherson é uma peça que sofre desgaste e a verificação do seu estado é fácil de realizar: com o veículo estacionado, pressiona-se a na parte do capot ou da mala, repetidamente, até o veículo abanar na vertical, mas ao soltá-lo, deverá abanar apenas mais uma vez sozinho. Defeitos nos braços de MacPherson podem levar a instabilidade de condução, o que pode causar despistes e até mesmo acidentes. Se houver fugas num amortecedor, o que pode ser verificado na inspecção periódica obrigatória, também tornam a sua troca necessária.
O braço de MacPherson pode normalmente ser substituido em casa, pois não é necessária nenhuma ferramenta especial.
Todo o tipo de braços de MacPherson assim como todas as restantes peças de reposição, podem ser encontradas na nossa loja on-line.
Mais peças de carros na categoria Sistema de amortecimento
- Diâmetro [mm]: 33,3
- Lado de montagem: Eixo traseiro inferior, Eixo traseiro superior
- Diâmetro interior [mm]: 17
- Peso [kg]: 0,025
- Espessura [mm]: 14
- Diâmetro interior [mm]: 14
- Diâmetro [mm]: 19
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, Eixo dianteiro, lado direito
- Peso [kg]: 0,019
- Diâmetro [mm]: 40,4
- Diâmetro interior [mm]: 12
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados, em cima
- Peso [kg]: 0,07
- Tipo de apoio: Rolamento de borracha e metal
- Comprimento (mm): 31
- Lado de montagem: Eixo traseiro esquerdo, Eixo traseiro direito
- Comprimento (mm): 18
- Diâmetro interior [mm]: 15,4
- Diâmetro [mm]: 30
- número de peças necessárias: 2
- Diâmetro [mm]: 40,1
- Diâmetro interior [mm]: 14
- Peso [kg]: 0,105
- Lado de montagem: em baixo, Eixo dianteiro
- Tamanho da rosca interior: M14 x 1,5
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Peso [kg]: 0,05
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados, Eixo traseiro, de ambos os lados, em baixo
- número de peças necessárias: 2
- Diâmetro exterior 2 [mm]: 29
- Peso [kg]: 0,048
- Diâmetro [mm]: 24
- Diâmetro interior [mm]: 10
- Para artigo n.º: A-3246GL, A-3246GR, F8-7327
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, de ambos os lados
- Peso [kg]: 0,013
- Diâmetro [mm]: 19,50
- Medida da rosca: M14 x 1,50
- Largura [mm]: 13
- Espessura [mm]: 13
- Diâmetro [mm]: 19,5
- Tamanho da rosca interior: M14 x 1,5
- Lado de montagem: Eixo dianteiro
- Peso [kg]: 0,016
- Diâmetro [mm]: 14
- Largura [mm]: 37
- Altura [mm]: 11,2
- Peso [kg]: 0,022
- Peso [g]: 22
- Diâmetro interior [mm]: 16
- Peso [kg]: 0,02
- Lado de montagem: em baixo, Eixo traseiro, de ambos os lados, em cima
- Elemento básico de dureza Shore A: 80
- Artigo complementar / informação complementar 2: com capa de massa consistente
- Diâmetro exterior 2 [mm]: 32
- Diâmetro [mm]: 26
- Material: PU (poliuretano)
- Cor: Vermelho
- Diâmetro [mm]: 26
- Diâmetro interior [mm]: 16
- Lado de montagem: em baixo, em cima
- Peso [kg]: 0,017
- número de peças necessárias: 2
- Lado de montagem: Eixo traseiro, de ambos os lados, em baixo
- Diâmetro [mm]: 43
- número de peças necessárias: 2
- Peso [kg]: 0,087