A embraiagem é um conjunto importante encontrado em veículos com transmissão manual. O condutor pisa no pedal da embraiagem para mudar de velocidades e também quando o automóvel está parado. Permite que o motor seja desengatado da caixa de velocidades para mudar de velocidade e depois engata de novo suavemente, evitando o desgaste e a deterioração, devido a cargas de impacto. Consiste em placas de pressão e acionamento, tampa da embraiagem, volante, rolamento de libertação, garfo e outros componentes.
Características distintivas dos diferentes tipos de embraiagens
A embraiagem pode ser seca ou húmida. Uma embraiagem seca é o tipo mais comum. A ligação entre o motor e a transmissão é assegurada pelo atrito seco entre as placas de transmissão e de pressão.
Numa embraiagem húmida, as placas são submersas num banho de óleo e encaixam de forma mais suave. Além disso, este mecanismo tem um desempenho superior, uma vez que as placas são melhor arrefecidas. O mesmos é visto com mais frequência nas transmissões de dupla embraiagem.
Estes sistemas também podem diferir no número de placas. Uma única embraiagem de placa é a mais barata, mas ao mesmo tempo a menos eficiente. Os mecanismos de disco duplo e disco múltiplo podem transmitir um torque mais elevado e, ao mesmo tempo, ter o mesmo tamanho.
Existem volantes de massa única e de massa dupla. Os primeiros têm um design simples e são conhecidos pela sua durabilidade. Os últimos tornaram-se agora mais populares à medida que absorvem as vibrações e o ruído e reduzem a carga exercida sobre a transmissão.
Utilização e substituição: o que precisa de saber
- Assim que mudar de marcha, retire os pés do pedal da embraiagem. Caso contrário, se carregar acidentalmente no pedal, a embraiagem começa a deslizar. As placas de fricção queimam, podendo notar um cheiro a queimado no habitáculo e o desempenho do veículo é prejudicado.
- Elimine atempadamente as fugas no compartimento do motor. As fugas de lubrificante no motor podem levar à lubrificação e à sujidade na embraiagem, provocando o seu deslizamento. Isto resulta numa aceleração mais lenta, e pode sentir solavancos e vibrações ao mudar de velocidades ou ao acelerar.
- Se parar por algum tempo, por exemplo, nos semáforos ou num engarrafamento, mude para o ponto morto: o hábito de manter o pedal pressionado pode danificar o rolamento. O ruído, quando o mecanismo é acionado, é um sinal de mau funcionamento. Por vezes, se o rolamento de libertação ficar preso, o pedal não voltará à sua posição normal após ser acionado.
- Não sobrecarregue o seu veículo. Uma condução prolongada em subida com um reboque, uma aceleração brusca ou, por exemplo, a tentativa de sair de um banco de neve balançando o seu automóvel pode causar a combustão das placas de fricção. Um cheiro a queimado e a rotação das rodas são os sinais disso.
- Evita uma condução agressiva.A combustão começa (com a rotação das rodas) e a libertação abrupta do pedal e a depressão enfraquecem as molas do amortecedor e provocam a descamação das placas de fricção. Estas avarias são acompanhadas por uma vibração no arranque.
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